Quem foi o profeta Samuel?

13 de março de 2018
Israel
Compartilhe

 

Um grande líder e Juiz

O profeta Samuel foi sem dúvida um dos maiores líderes que Israel já teve, mas também foi o último juiz e mais importante daquela era. Sem titubear Samuel foi uma das figuras mais notáveis da bíblia, e até o mais proeminente desde Moisés.

Samuel era filho de Elcana e Ana, Elcana morava na região de Efraim e tinha linhagem levítica. A mãe de Samuel durante um longo período permaneceu estéril, algo que a entristecia muito, pois não podia gerar filhos e era continuamente humilhada por Penina, a outra esposa de Elcana.

Elcana tinha o costume de sacrificar anualmente em Siló, e em uma dessa ocasiões Ana foi com ele e aproveitou a oportunidade para ir ao Tabernáculo fazer suas orações e rogar a Deus que lhe desse um filho, em troca ela o daria para o Senhor para ser um servo. Deus ouviu sua súplica e a abençoou com um filho, e após mais 5 filhos.

Ana cumpriu seu voto para com Deus e Samuel ainda criança começou a servir a Deus, foi entregue nas mãos do sacerdote Eli.

A biblia conta que Deus manifestava-se para Samuel desde que ele era bem pequeno; em uma ocasião em especial Samuel recebeu uma revelação divina que mostrava a destruição da casa de Eli, havendo uma certa relutância da parte de Samuel em revelar isso a Eli. Com o tempo todo o povo foi vendo que Samuel era o novo profeta do Senhor.

Com o tempo aquilo que Deus havia revelado através de Samuel acabou acontecendo e a casa de Eli, o povo e também a arca da alianças sucumbiram aos filisteus.

Samuel foi usado por Deus para conduzir Israel à vitória em Mispá.Depois ele erigiu um lembrete de tudo o que havia ocorrido com Israel, de como saíram de uma situação de derrota para uma grandiosa vitória por meio da submissão ao Senhor. Esse marco memorial Samuel chamou de Ebenézer, e disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor”

Então Samuel construiu um altar em Ramá, onde estava a sua casa, e julgou a Israel. Para tanto, ele até estabeleceu um circuito pelas cidades próximas, a fim de exercer sua liderança sobre o povo.

A bíblia não dá detalhes sobre a vida de Samuel, porém destaca seu caráter irrepreensível .

Israel não conseguia enxergar um possível substituto para Samuel, por isso começaram a pedir pela monarquia, pois Deus já havia prometido dar Reis ao povo, porém aquele não era o momento correto; então Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel, pois era valente, carismático, corajoso e tinha certa aptidão para liderar, então Samuel o ungiu como o primeiro Rei de Israel e anunciou publicamente em Mispá.

Saul com o tempo deixou de discernir o que era espiritual, e tomou para si mesmo coisas que só sacerdotes podiam fazer, como os sacrifícios, depois ele violou as coisas sagradas do senhor após a vitória sobre os amalequitas. Diante de todas essas ações, Samuel anunciou a Saul que o reino seria arrancado dele e que ele foi rejeitado como rei.

Após isso Samuel foi guiado por Deus até a casa de Jessé para que ungisse o novo rei de Israel, no caso Davi. A unção de Davi foi o último ato oficial de Samuel registrado na bíblia, após isso Samuel só é citado novamente quando está na Casa dos profetas em Ramá; ali mesmo em Ramá Samuel faleceu, como citam apenas dois versículos da bíblia.

Samuel faleceu sem ver aquele que havia ungido se tornar o rei de Israel.

Após ainda ocorre a tentativa de Saul consultar a Samuel através de uma feitiçeira de En-dor, porém a resposta que o veio foi sua destruição e a ascensão de Davi ao trono.

 

 

Samuel foi de fato um dos mais importantes profetas, você pode saber mais ainda sobre ele indo ao local onde el fez os seus feito, em ISRAEL! Vamos conosco em dezembro de 2018, certamente será magnífico!

 

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 –  Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *