QUEM FOI JEROBOÃO ?

12 de abril de 2018
Israel
Compartilhe

Salomão, o terceiro rei de Judá, pecou tanto contra Deus, que o Senhor decidiu tirar a maior parte do reino das mãos dos descendentes dele. Após a morte deste filho de Davi, o reino se dividiu em duas partes.
A parte do sul, conhecida como Judá, ficou sob o domínio dos descendentes de Davi. A maior parte, composta das dez tribos do norte, foi dada por Deus a Jeroboão, filho de Nebate, um efraimita já provado como administrador hábil.

Jeroboão tinha tudo que precisava para ser muito bem sucedido. Quando Deus mandou o profeta Aías falar com Jeroboão sobre o plano divino de lhe entregar as 10 tribos de Israel, ele prometeu a permanência da família de Jeroboão no trono, se este fosse fiel ao Senhor.

Porém, Jeroboão sentiu-se inseguro como rei de Israel. Ele se preocupou, especialmente, com a influência dos irmãos em Judá. Se os israelitas voltassem a Jerusalém para comemorar as festas anuais, como Deus mandou na lei dada a Moisés, eles poderiam rejeitá-lo. Os sacerdotes lá em Jerusalém iam comentar sobre o templo que foi projetado pelo avô e construído pelo pai do rei de Judá. Assim, pensou Jeroboão, o povo consideraria Roboão o rei legítimo e voltaria para Judá. Eles poderiam até assassinar o rei de Israel!

A falta de fé de Jeroboão o levou a cometer uma série de pecados. Na leitura de 1 Reis 12:25-33, encontramos quatro inovações que o rei de Israel introduziu, sem autorização divina.
Os pecados de Jeroboão levaram Israel à destruição, pois Deus se afastou deste povo rebelde (2 Reis 17:21-23).

A maldade dele se tornou ponto de referência para julgar os seus sucessores. Os registros nos dois livros de Reis comentam que outros andaram, seguiram, aderiram e não se apartaram dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate. Agora, quase 3.000 anos depois do reinado deste rei, ainda podemos – e devemos – aprender lições importantes dos seus erros.

Viaje conosco!

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *