A Antiga Esparta

11 de fevereiro de 2019
Israel
Compartilhe

 

 

Esparta era uma cidade localizada ao Sudeste do Pelopeneso, na região da Lacônia. Esparta era sem dúvida uma cidade bem fértil para o cultivo, principalmente o cultivo de cereais que sustentava a população. Entretanto a sua localização geográfica não permitia navegações e comércio marítimo, ao contrário de Atenas que tinha uma terra pouco fértil mas ótimo comércio devido ao Porto de Pireus. Esparta foi fundada em IX a.C quando os Dórios invadiram o local e fizeram da população local seus servos. Cada espartano adulto tinha direito a um lote de terras com um grupo de servos trabalhando para ele, mesmo que fosse uma relação de dominação dos espartanos esses servos não eram considerados escravos.

Esparta era dividido entre os espartanos e essas hilotas (servos), as hilotas eram os trabalhadores e os espartanos dedicavam-se a vida pública. Havia muitos conflitos entre hilotas e espartanos, e isso acabou levando Esparta ao poder, sendo eles conquistadores de grande parte do Pelopeneso no final do séc VII a.C e fizeram os habitantes obedecerem suas regras; entretanto era claramente difícil manter o controle de tantos territórios sobre domínio espartano e tiveram que abrir mão de muitas terras, e as que sobraram foram regidos sobre o pilar de disciplina e rigidez.

Ali no território grego as guerras eram comuns e aconteciam periodicamente. O treino militar em Esparta foi o que formou a sociedade, onde os homens eram treinados para serem guerreiros e eram chamado esparciatas. Para enfim formar esse grupo de homens guerreiros houve um imenso investimento na educação desde a infância, os mais jovens obedeciam os mais velhos. A partir dos 7 anos de idade as crianças homens eram separadas da mãe e eram levadas para viver em conjunto sob treinamento militar. Os recém nascidos eram apresentados aos anciãos, caso o bebê aparentasse ser forte deveria ser criado, caso parecesse fraco deveria ser jogado em um abismo.

Esparta entrou em guerra com Atenas em 431 a.C que ficou conhecido como Guerra do Peloponeso e foi narrado por Tucídedes. Foi uma das grandes disputas por poder da Antiguidade e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta que saiu vitoriosa.

 

VIAJE CONOSCO!

 

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *