PÉRGAMO
Pérgamo foi uma antiga cidade grega rica e poderosa na Eólia. Está localizada a 26 quilômetros da costa do Mar Egeu, em um promontório no lado norte do Rio Caicos e a noroeste da Moderna cidade de Bergama (hoje territorio da Turquia).
Durante o período helenístico, tornou-se a capital do Reino de Pergamo sob a Dinastia atálida em 281-133 a.C., que a transformou em um dos principais centros culturais do mundo grego. Muitos restos de seus impressionantes monumentos ainda podem ser vistos, em especial a notável obra-prima que é o Altar de Pérgamo. Pérgamo é citado no livro do Apocalipse como uma das Sete Igrejas da Ásia.
A cidade fica em torno de uma mesa de andesito, de 335 metros de altura, que formava sua acrópole. Esta mesa cai acentuadamente nos lados norte, oeste e leste, mas três terraços naturais no lado sul fornecem uma rota até o topo. A oeste da acrópole, o Rio Selinus (atual Bergamaçay) flui pela cidade, enquanto o Cetius (atual Kestelçay) passa para o leste.
Período pré-helenístico
Há vestígios de povoamento em Pérgamo desde o período Arcaico, constituídos por achados arqueológicos modestos, em especial fragmentos de cerâmica importados do oeste, particularmente da Grécia Oriental e Corinto, que datam do final do século VIII a.C.Habitações anteriores à idade do bronze não são possíveis de serem mostradas, embora ferramentas de pedra da idade do bronze são encontradas na área circundante. A primeira menção de Pérgamo em fontes literárias vem da Anábase de Xenofonte, desde a marcha dos Dez Mil sob o comando de Xenofonte, terminando em Pérgamo em 400–399 a.C.Xenofonte, que chama a cidade de Pérgamo, entregou o restante de suas tropas gregas (cerca de 5 000 homens, segundo Diodoro) a Tibron, que planejava uma expedição contra os sátrapas persas Tissafernes e Farnabazo, em março de 399 a.C. Neste momento, Pérgamo estava na posse da família Gongyles de Erétria e Xenofonte foi hospedado por sua viúva, Hellas. Em 362 a.C., Orontes, sátrapa da Mísia, baseou sua revolta contra o império Persa em Pérgamo, mas foi esmagado. Só com Alexandre, o Grande é que Pérgamo e os seus arredores foram retirados do controle persa. Há poucos vestígios da cidade pré-helenística, já que no período seguinte o terreno foi profundamente alterado e a construção de amplos terraços envolveu a remoção de quase todas as estruturas anteriores. Partes do templo de Atenas, bem como as paredes e fundações do altar no santuário de Deméter remontam ao século IV a.C.
Viaje para a GRÉCIA e TURQUIA!
VENHA REALIZAR A MAIOR VIAGEM DA SUA VIDA!
PACOTE PARA JULHO DE 2020
Acesse nosso site:
www.viajeparaisrael.com.br