Quem foi o Profeta Daniel?

13 de março de 2018
Israel
Compartilhe

 

Quem foi e o que fez o profeta Daniel?

Daniel ou Beltessazar foi um dos 4 profetas maiores do velho testamento, toda a sua vida e profecias estão escritos no livro de Daniel, no velho testamento.

Daniel foi um profeta íntegro e reto temente a Deus, que interpretava sonhos e ainda trabalhou para o império da Babilônia e Pérsia.

Ainda na sua juventude, Daniel vivenciou a invasão do rei Nabucodonosor à Israel, que levou como prisioneiros jovens da nobreza israelita, um deles Daniel, aproximadamente no ano de 605 a.C no reinado de Jeoaquim de Judá. Na Babilônia Daniel foi escolhido juntamente com alguns outros prisioneiros inteligentes para trabalharem para o império.

Durante três anos Daniel e os outros jovens foram treinados de forma culturalmente e em idiomas para exercerem funções de governo na Babilônia, dentre onde outros três nomes se destacam entre os demais; Hananias, Misael e Azarias, respectivamente Sadraque, Mesaque e Abednego, que eram seus nomes que receberam na Babilônia; assim como Daniel recebeu o nome de Beltessazar.

Foi ordem do rei Nabucodonosor que os jovens prisioneiros capturados fossem servidos das mesmas iguarias do banquete real pagão, para se alimentarem, mas Daniel, Hananias, Misael e Azarias propuseram a si mesmos não se contaminarem com as iguarias e bebidas do rei, já que os alimentos servidos lá eram conflitantes aos costumes judeus baseados na Lei de Moisés. Daniel conversou com o chefe dos eunucos, a qual aceitou sua sugestão, e entraram em um acordo, a qual os 4 jovens seriam alimentados durante 10 dias somente com água e legumes e ao final dos dez dias eles seriam examinados e comparados ao demais jovens que aproveitavam e se banqueteavam das iguarias pagãs do palácio. Ao final dos dez dias os 4 jovens estavam com um aspecto muito mais saudável que os demais jovens.

A bíblia fala que Deus concedeu a esses quatro jovens todo o conhecimento e sabedoria de letras, mas a Daniel foi lhe acrescentado o entendimento de visão e sonhos.

Quando o período de treinamento e preparação terminou todos os jovens foram levados à presença do rei; a bíblia fala que na ocasião não foram achados jovens tão capazes quanto Daniel, Hananias, Misael e Azarias, no qual o rei lhe fazia diversas perguntas e esses se mostravam superior em conhecimento dez vezes mais que o restante, até mesmo que magos e caçadores.

Daniel ganhou mais nome e fama do que já tinha interpretando os sonhos do rei Nabucodosonor, onde o mesmo havia tido um sonho que havia lhe perturbado e convocou os magos, feitiçeiros, astrólogos e encantadores pediu que interpretassem e contassem qual sonho ele havia tido, porém nenhum conseguiu sequer contar o sonho do rei, assim fazendo o rei se irar e mandar matar todos os sábios do reino, incluíndo Daniel e seus amigos. Daniel sabendo disso pediu um tempo ao rei para que ele pudesse revelar e interpretar o sonho do rei, e após ter uma revelação divina, Daniel revelou o sonho do rei e o Interpretou, revelando que o sonho mostrava a destruição do reino de Nabucodonosor.

O rei impressionado com o que aconteceu presenteou Daniel com os bens mais preciosos do reino e o colocou como governador de toda a província da Babilônia, além de ser o principal de todos os sábios do reino.

Por algum tempo não foi registrado nada sobre Daniel na bíblia, porém ele entra em cena novamente já no reinado de Belsazar com seu pai Nabonido. Belsazar deu uma festa e foi ordenado que trouxessem as taças que haviam sido roubadas do templo de Jerusalém por Nabucodonosor, para que fossem profanadas por todos na festa. Durante a festa apareceram dedos de uma mão que começaram a escrever na parede do palácio; nenhum sábio do reino conseguiu decifrar o que ali havia escrito, porém a Rainha lembrou-se de Daniel e mandou chamá-lo para interpretar: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM; De acordo com a interpretação do Profeta Daniel, a inscrição misteriosa da parede era uma referência à sentença sobre a conquista da Babilônia e a queda de seu rei.

Conforme a interpretação de Daniel, Dario o medo executou naquela mesma noite Belsazar e conquistou a Babilônia.

Quando Dario tomou a Babilônia logo chegou a seu conhecimento a capacidade de Daniel e colocou ele como um dos três supervisores; Daniel começou a destacar-se no meio dos outros supervisores, e o rei o planejava colocar a frente do Governo do império; diante essa situação os outros supervisores tentaram derrubar Daniel, porém não achavam nada de mau diante sua conduta, então tramaram um plano que tentaria jogar Daniel contra as leis de Deus; o plano era fazer o rei estabelecer um decreto que durante 30 dias somente ele seria adorado e quem desobedecesse seria jogado na cova dos leões. Daniel tão pouco ligo para ta decreto, e como de costume fazia suas orações no quarto com a janela aberta virada para Jerusalém, claro, os homens ficaram vigiando Daniel e assim que o viram orar foram contar diretamente ao rei. O rei ficou triste em saber sobre a desobediência de Daniel e tentou salvá-lo até o fim do dia, porém os homens garantiram do decreto ser cumprido para que jogassem Daniel na cova dos leões.

Quando o dia amanheceu o rei levantou-se depressa e foi correndo até a cova ver se Daniel estava bem e aflito chamou por ele próximo à cova; Daniel respondeu-lo dizendo que Deus havia enviado um anjo que fechou a boca dos leões, o rei ficou muito feliz e tirou Daniel da cova; o rei levou à cova todos aqueles que se levantaram contra Daniel junto com suas famílias, e ainda modificou o decreto, para que todos adorassem e reverenciassem o mesmo Deus de Daniel.

 

 

Conheça mais de perto ainda a histórias do profetas que davam suas vidas por amor a Deus, conheça as histórias indo diretamente à Terra Santa em dezembro de 2018!

 

VIAJE CONOSCO!

 

 

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 –  Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *