Vale dos reis
Uma verdadeira tumba coletiva
O vale dos reis situa-se à margem oeste do Rio nilo, e a 643km ao sul da capital do Egito. Esse nome advém do fato de ser uma estrutura cavada em rocha para abrigar o túmulo de diversos faraós da antigo Império, Médio império e novo império, como também o túmulo de muitos nobres que trabalhavam para a corte real; já o túmulo das esposas dos faraós encontram-se em outro local mais ao Sul, denominado “Vale das Rainhas”, com a exceção da rainha Hatshepsut que foi esposa do Faraó Tutmósis II, que por reinar muitos e muitos anos acabou assegurando seu local dentre os reis.
O vale faz parte de um conjunto de escavações feitas pela água com o passar dos tempos que são chamados “Wadis” (gargantas sinuosas e profundas), e por esse formato foi talvez que os reis decidiram fazer escavações para abrigar seus túmulos.
Ao todo essa estrutura mantém 63 túmulos (descobertos até o momento), e são chamados de acordo com a ordem de descoberta por KV1 até KV3. O primeiro KV1 foi o de Séti I descoberto em 1817. Essa área foi fruto de diversas descobertas, mas o Vale dos Reis ganhou fama e conhecimento somente a partir do ano 1922, com a grande descoberta do Túmulo do talvez mais famoso faraó Egípcio da antiguidade Tutancâmon; os reis eram enterrados com suas riquezas, mas devido a ação de saqueadores de tumbas com o passar do tempo esses túmulos só possuem o corpo dos faraós de fato.
O vale dos reis faz parte do roteiro da nossa caravana especial EGITO ANTIGO em MAIO de 2018. Viaje conosco!
Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – SP (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp WWW.VIAJEPARAISRAEL.COM.BR
Aprendo sempre com os monumentos e histórias do Egito Antigo.
Parabéns pela reportagem.