TEMPLO DE ABU SIMBEL
Situado próximo ao lago Nasser, Abu Simbel é um complexo arqueológico egípcio, que sofreram deslocamentos devido aos riscos de inundação dos templos. As bases das montanhas do local foram cortadas e transportadas para o cume, evitando o alagamento das obras.
Para mostrar para todos a superioridade do Egito, e com a intenção de cessar os conflitos gerados pelo faraó Akhenaton de cultuar apenas o deus Aton (monoteísmo),
o rei Ramsés II ordenou então a construção de Abu Simbel.
Ramsés quis dedicar os dois templos construídos no complexo a si mesmo e sua especial esposa, Nefertari.
No maior dos templos há quatro estátuas de vinte metros cada, representando a figura de faraó. A porta de acesso foi construída de tal maneira, que todo ano dia 22 de fevereiro e outubro, a luz do sol entra no templo e ilumina as estátuas.
Arqueólogos acreditam que essas datas marcam seu aniversário e sua coroação, e milhares de turistas comparecem ao local para presenciar o fenômeno.
Há também representações de outros deuses, como Ra-Harakthy , Ptah e Amun, pois Ramsés II queria que voltassem a cultuar mais de um deus (politeísmo).
A região onde se localiza o templo se chamava Núbia e, apesar de abrigar um grande templo construído pelo faraó, nem sempre mantinha boas relações com ele. Em um livro que escreveu sobre a região, o egiptólogo Zahi Hawass disse que o local era como um termômetro para o Antigo Egito. A área atualmente pertence ao Egito, mas na época do império alternava entre a independência e a influência do faraó, dependendo da força de seu governo.
Viaje com a VPI para a Terra dos Faraós!
Veja nosso roteiro para 2020:
Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp