PORQUE SARCOFAGO? – VPI TURISMO EXPLICA

23 de março de 2020
Israel
Compartilhe

O termo sarcófago, em si, alude a uma grande caixa ou ataúde de forma retangular. A generalização do termo levou a que se desse também o nome de sarcófago ao caixão de forma humana (antropomórfico), em madeira pintada (ou em cartonagem), onde se guardava a múmia. Popularmente, também se designa como múmia (corpo embalsamado e enfaixado) o sarcófago, antropomórfico. O sarcófago é assim o termo usado para definir o caixão onde a múmia era colocada. Sarcófago e caixão, ainda que possam suscitar confusões, têm ambos a mesma função, guardar e proteger os corpos dos defuntos. Em termos de forma e decoração, tanto sarcófagos como caixões possuem o mesmo repertório iconográfico e estilístico, pelo que qualquer distinção poderá ser sempre meramente artificial e confusa.
A palavra sarcófago vem do grego, significando “comedor de carne”, no sentido de que se tratava de um caixão com a função de proteger a múmia nele colocada. O sarcófago surgiu como forma de superar o enterramento simples do corpo na areia quente do deserto, que o dissecava. Esta prática de enterramento era comum antes do Egito, antes da Época Arcaica (ou Tinita), iniciada cerca de 3000 a. C. A colocação do corpo nos sarcófagos, ulteriormente, revelou-se, ironicamente, prejudicial, pois levava-o à sua deterioração, o que faz supor que por esta razão se terá desenvolvido paralelamente a mumificação, como forma de conservar o corpo, como acontecia no tempo em que a própria areia quente e seca o fazia. A mumificação terá sido a resposta a essa tentativa de voltar a ter os corpos dos defuntos conservados, mas dentro de um sarcófago e já não na areia do deserto.
Religiosamente, o sarcófago servia para ser a “casa do ka” do morto (o ka era a força vital e sexual do indivíduo, para os Egípcios, a qual se podia manter na eternidade), além de preservar o corpo do defunto para a outra vida. Os Egípcios chamavam ao sarcófago de neb-ankh, “senhor da vida”. Por isso davam à confeção do sarcófago uma elevada importância, tal como à sua “morada” construída para o albergar, o túmulo onde seria depositado (o sarcófago).

VENHA CONHECER A HISTORIA DO EGITO COM A VPI TURISMO
TEMOS CARAVANAS PARA 2020 E 2021
PACOTE IMPERDIVEL

CONFIRA EM NOSSO SITE:
WWW.VIAJEPARAISRAEL.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *