Oliveira
Oliveira
A Oliveira é uma árvore pertencente a família das oleáceas, o fruto que ela produz é a famosa azeitona, usado para fazer azeite. Quando se olha para uma oliveira a aparência que se vê é de uma árvore com pouca altura e com troncos retorcidos; essa espécie de árvore é nativa da parte Oriental perto ao mar mediterrâneo; seu nome provém do latim “oliva”.
O homem usando do fruto dela, a azeitona, aprendeu a fazer o azeite no final do período neolítico, e esse era usado como unguento, combustível e até mesmo na alimentação como é até hoje. A longevidade das oliveiras é grande. Estima-se que algumas das oliveiras presentes em Israel tenham mais de 2500 anos de idade. Há pois uma oliveira em Portugal que possui 2850 anos de idade.
A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore. Havia na Terra Santa muitas oliveiras, quando os israelitas tomaram posse dela (Dt 6.11) – e acham-se associadas com as vinhas como sendo uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 – 2 Rs 5.26). As azeitonas eram colhidas, batendo a árvore, ou sacudindo-a (Dt 24.20) – e era destinada para os respigadores uma parte (Êx 23.11). o azeite era extraído, esmagando ou pisando o fruto (Êx 27.20 – J12.24 – Mq 6.15). Há referência ao uso da madeira de oliveira em 1 Rs 6.23 – e ainda se emprega na Palestina em obra de gabinete. Uma coisa tão conhecida era naturalmente empregada como símbolo. Um homem justo é comparado à oliveira por causa da sua verdura e da sua abundância (Sl 52.8 – os 14.6), e os seus filhos são descritos como ramos de oliveira (Sl 128.3). Elifaz diz dos maus: ‘E deixará cair a sua flor, como a oliveira’ (Jó 15.33), referindo-se à maneira como algumas vezes as flores caem abundantemente da árvore. o fruto da oliveira, no seu estado silvestre, é pequeno e sem valor – mas torna-se bom e abundante quando na silvestre se enxerta um ramo de boa árvore. Paulo serve-se desta circunstância de um modo admirável para mostrar aos gentios os benefícios que haviam recebido do verdadeiro israel (Rm 11.17) – é contrário à natureza, diz ele, enxertar um ramo silvestre num tronco de boa árvore.
Veja de perto diversas oliveiras no MONTE DAS OLIVEIRAS em Israel na caravana de dezembro de 2018!
VIAJE CONOSCO!
#vpi #terrasantaturismo #viajeconosco #terrasanta #terraprometida #israel#jerusalem #oliveiras #arvores #dezembro2018 #caravana #oferta #promocao #dubai #abudhabi #egito #maio2019