LABIRINTO DE CRETA
Segundo a mitologia grega, o Labirinto de Creta foi construído pelo arquiteto Dédalo, a pedido do rei Minos para prender o minotauro, personagem mitológico com corpo de ser humano e cabeça de touro.
Acredita-se que a crença sobre o labirinto tenha surgido a partir do Palácio de Knossos, cuja complexidade da arquitetura, que incluía inclusive um sistema de esgoto, relaciona-se a complexidade do labirinto.
Duas lendas gregas estão relacionadas ao Labirinto de Creta: a do Minotauro e de Dédalo, arquiteto que construiu o labirinto e seu filho Ícaro.
Ambas as lendas tem como antagonista o rei Minos, que segundo a mitologia grega, era filho de Zeus.
O deus Poseidon presenteou o rei Minos com um belíssimo touro branco, com o objetivo do mesmo sacrificar o touro em sua homenagem. Porém a beleza do touro fascinou o rei, sacrificando outro touro no lugar.
Poisedon, furioso na tentativa de ser enganado, fez com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro branco e da sua união nasceu o minotauro. Não podendo matar o “filho” de sua esposa, Minos pediu a Dédalo que construísse um labirinto para o minotauro.
A outra lenda grega que se refere ao Labirinto de Creta é a de Dédalo e seu filho Ícaro. O desfecho da história do minotauro, morto por Teseu, herói que conseguiu superar o labirinto de Creta, levou o rei Minos a prender Dédalo e Ícaro no labirinto.
Minos tinha medo do arquiteto revelar o segredo da construção do labirinto. Dédalo teve a genialidade de fugir pelo céu, construindo asas artificiais. O único perigo seria a cera derreter caso o voo fosse muito próximo do sol. Ícaro voo numa altitude superior, suas asas derreteram ele caiu no mar.
Conheça mais da mitologia grega com a VPI na GRÉCIA!
Roteiros 2019 e 2020 para Grécia, Turquia e Capadócia.
Clique:
Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp