Jordânia Turismo
A Jordânia é uma das civilizações mais antigas do mundo, um oásis repleto de beleza e energia contagiante.
Dos mais de 6,5 milhões de habitantes da Jordânia, 92% são muçulmanos sunitas. Entre os países do Oriente Médio, é um dos mais conciliadores, moderados e abertos ao turismo, sobretudo pelo sítio arque…
A Jordânia está localizada no Sudoeste Asiático, a margem leste do Rio Jordão. Faz fronteira com a Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel, Palestina e Mar Vermelho. Além disso, a Jordânia fica no cruzamento da Ásia, África e Europa.
Qual a religião da Jordânia?
O Islã é a religião oficial da Jordânia, sendo que 93% se identificam com sunitas e outros 5% da população se declaram xiitas ou drusos. O restante está dividido entre outras religiões. A partir de 1980, o governo apoia uma modalidade moderada do Islamismo, em contraposição com fanatismos religiosos que prevalecem em outros países da região.
Como chegar à região?
Para você que está a fim de conhecer a Jordânia, não há voos diretos do Brasil. O trajeto aéreo possui ao menos uma conexão na Europa ou Oriente Médio. O modo mais procurado é via Israel, o voo tem duração de 14 horas no trecho entre Guarulhos e Aeroporto Internacional Ben Gurion.
Para os brasileiros, há três modos para conseguir o visto de turista para a Jordânia: uma delas é fazer a solicitação ainda no Brasil, entregando a documentação no consulado. Outra é retirar o visto apenas ao chegar lá. A terceira e última opção é o Jordan Pass, que permite acesso rápido para quem pretende conhecer a Jordânia.
Viagem para a Jordânia: o que conhecer?
Capital Amã:
Amã é a capital e maior cidade da Jordânia, com mais de 4 milhões de habitantes. Fica em uma área muito montanhosa no Noroeste do país.
Cidade de Petra:
É a cidade mais famosa da Jordânia sendo inclusive cenário de filme. Quem não se lembra das paredes de montanhas e solo rosados em “Indiana Jones: a Última Cruzada?” Ou em “Mortal Kombat: A Aniquilição”, quando Raiden entra para falar com os Deuses Antigos? O autor Manoel Carlos também nos deu um gostinho de Petra em 2009, na novela Viver a Vida.
Rio Jordão
O rio é a fronteira natural entre Israel e Jordânia. Há muito tempo, esse lugar é fonte de inúmeras histórias e marco em diversas religiões, como o batismo de Jesus Cristo.
Aqaba:
Não se tratando somente da cidade, mas também como ponto turístico, Aqaba é o único porto marítimo da Jordânia.
Mar Morto:
Crédito: Vvita/iStockA paisagem surreal no Mar Morto, na Jordânia
Wadi Mujib:
Localizada próxima ao Mar Morto, a região de Wadi Mujib é uma a reserva natural com a menor altitude em todo o planeta.
Wadi Rum:
O deserto de Wadi Rum é uma das imagens mais representativas da Jordânia e um dos passeios obrigatórios nos roteiros turísticos pelo país.
Jerash:
Muito próxima da capital, a cidade era coberta por areia até 1925.
Karak:
Ao sul da Jordânia, a pouco menos de 2 horas de Amã, está o Castelo de Karak.
Madaba:
Por fim, a Madaba é uma das cidades mais antigas do Oriente Médio. Encontramos diversas igrejas, entre elas a Igreja Ortodoxa de São Jorge e seu famoso mosaico, feito com mais de 2 milhões de peças.