Jerusalém – A Cidade Santa para os Cristãos
O Novo Testamento fala das frequentes visitas de Jesus à Jerusalém, inclusive da semana final, que começou com a entrada triunfal no que é agora conhecido como Domingo de Ramos e a crucificação e a ressurreição, no que é agora a Páscoa ou Domingo da Ressurreição.
Foi aqui em Jerusalém que Jesus e os discípulos celebraram a refeição do Séder de Páscoa no Monte Sião (a Santa Ceia). Aqui no Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras, Jesus passou a noite antes de sua prisão pelos romanos. Jesus foi julgado em Jerusalém por Pôncio Pilatos e condenado a morrer na cruz, a forma de execução padrão dos romanos. Aqui, Jesus foi crucificado e rapidamente enterrado antes do início do Sabbath. Quando a família de Jesus retornou à tumba após o Sabbath, eles a encontraram vazia. Quareta dias depois, do topo do Monte das Oliveiras em Jeruslém, acredita-se que Jesus ascendeu-se aos céus.
Além dos lugares relacionados com a vida de Jesus, locais sagrados em Jerusalém são ligados ás vidas de Maria e dos discípulos. Foi em Jerusalém que foi estabelecida a primeira comunidade cristã do mundo.