IGREJA DA COPTA – EGITO ANTIGO – VPI TURISMO
A Igreja Católica Copta é uma Igreja particular oriental sui iuris em plena comunhão com a Igreja Católica. Isto quer dizer que ela, nunca abandonando as suas veneráveis tradições e ritos litúrgicos orientais, aceita a autoridade e primazia do Papa. Unida formal e oficialmente à Santa Sé em 1741, esta Igreja foi fruto de uma cisão ocorrida na Igreja Ortodoxa Copta, que não aceita a autoridade papal.
O seu rito litúrgico é o rito alexandrino copta. A sua língua litúrgica é o copta. Desde 2013, esta Igreja oriental é governada pelo Patriarca copta Ibrahim Isaac Sidrak, juntamente com o seu sínodo, mas sempre sob a supervisão do Papa.
Em 1741, um bispo ortodoxo copta em Jerusalém, Amba Atanásio, tornou-se católico. Por isso, o Papa Bento XIV nomeou-o Vigário apostólico da pequena comunidade cristã (cerca de 2.000 pessoas) que entrou, juntamente com ele, em comunhão com a Santa Sé. Embora depois Atanásio retornou à Igreja Ortodoxa Copta, uma linhagem sucessória de Vigários apostólicos católicos continuou depois dele, servindo a crescente comunidade católica copta. Mas, somente em 1829, as autoridades otomanas permitiram os católicos coptas de começarem a construir as suas próprias igrejas.
Em 1895, o Papa Leão XIII estabeleceu finalmente o Patriarcado Católico Copta e em 1899 nomeou o Bispo Cirilo Macário como Patriarca. Cirilo demitiu-se em 1908, e manteve o cargo vago até 1947, quando um novo Patriarca foi finalmente eleito pelo Sínodo.
VENHA CONHECER O EGITO ANTIGO
CARAVANA ESPECIAL PARA 2020/21
ACESSE NOSSO SITE:
WWW.VIAJEPARAISRAEL.COM.BR