Festa do Hanukkah (Festa das Luzes)

30 de novembro de 2021
Sem categoria
Compartilhe

Festa do c (Festa das Luzes)

Hanukkah (lê-se rranucá) é uma festividade judaica realizada todos os anos, que celebra a vitória da luz sobre a escuridão e a luta dos judeus contra os seus opressores. Normalmente a festa dura cerca de oito dias.

 

O principal símbolo da Festa das Luzes é a chanuquiá, um candelabro com oito braços menores, e um mais alto ao centro. No entardecer do primeiro dia de Chanucá, os judeus acendem a primeira das oito velas. Em cada noite subsequente, acrescenta-se uma nova vela à esquerda, até que o candelabro esteja completamente aceso ao fim de oito dias.

O mandamento principal de Chanuká hoje é o acendimento da Chanukia (Menorá – candelabro – de 9 braços). Oito braços são para lembrar o milagre dos oito dias em que a Menorá ficou acesa com azeite que era para ter durado apenas um dia. O outro braço, que é chamado de “shamash” – servente – é um braço auxiliar para o acendimento das outras velas. Segundo a tradição, somente ele (o shamash) pode ser usado para, se for o caso, iluminar a casa ou para outro fim, sendo que as outras velas só podem servir para o cumprimento do mandamento. A cada noite um nova vela é acrescentada até que se completem as nove. Outras tradições como brincar com o “sevivon” (pião) onde em cada lado dele estão escritas as iniciais da frase “nes gadol hayá sham” (um grande milagre aconteceu lá – em Israel) são válidas, e para quem está em Israel a última palavra da frase é “pó” (aqui). Também há o costume de servir alimentos como sonho com geléia (sufganyot) e panquecas de batata (latkes).

Ano após ano, lares judaicos de todo o mundo se enchem de luz para comemorar o Chanucá, um importante feriado do judaísmo, também conhecido como Festa das Luzes. A celebração tem início no dia 25 do mês judaico de Kislev, e se estende por oito dias consecutivos.

O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar esse evento. Após terem conseguido a recuperação de Jerusalém e o Templo, Judá ordenou que o Templo fosse limpo, que um novo altar fosse construído no lugar daquele que havia sido profanado e que novos objetos sagrados fossem feitos. Quando o fogo foi devidamente renovado sobre o altar e as lâmpadas dos candelabros foram acesas, a dedicação do altar foi celebrada por oito dias entre sacrifícios e músicas.

 

 

One thought on “Festa do Hanukkah (Festa das Luzes)

  1. 3 de dezembro de 2023
    Responder

    A festa do Hanukkah e uma origem cultural sua primcipal simbologia o Candelabro trazendo muita Paz e esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *