CULTURA DO ANTIGO EGITO – VPI TURISMO

3 de abril de 2020
Israel
Compartilhe

Cairo conta com numerosas universidades, teatros, monumentos e museus. O Museu Egípcio é o mais importante deles, situado na praça Tahrir, que abriga a melhor coleção de objetos do Antigo Egito do mundo. Atualmente está planejando sua mudança para um edifício maior, erguido na zona de Giza.

O epicentro da vida cultural cairota encontra-se no Centro Cultural Nacional, um complexo de edifícios culturais dedicados ao teatro, dança, ópera e música, situado na ilha de Gezira. Neste centro destaca a Ópera do Cairo, inaugurada em 10 de outubro de 1988 pelo presidente Hosni Mubarak e que abrigou um concerto da Orquestra Filarmônica Real Britânica em janeiro de 2007, sua primeira atuação no Oriente Médio e na África. A música clássica habitualmente é predominante na ópera da cidade, aonde também é fácil desfrutar de música clássica árabe, aonde está mais difundida é no Instituto de Música Árabe, localizado na Ramsis Street. Um dos pontos altos de música na cidade é o Festival de Música Árabe, que se celebra a princípios do mês de novembro na Ópera do Cairo. No dizer em que o complexo cultural se dão outros seis teatros e auditórios. A atual ópera substituiu a Ópera Khedivial, ou também conhecida como a Ópera Real, edifício que se levantou em 1869 e que se manteve ativo até 1971.

Ópera do Cairo

Os espetáculos de dança folclórica habitualmente representam-se na ópera mediante a Companhia de Ballet de Cairo, e sobre tudo nos hotéis mais importantes da cidade. Também é um acontecimento notável na agenda da dança cairota a citar anual com o Teatro Bolshoi. A dança do ventre ou a dança sufi, mais conhecida no mundo ocidental como a dança dos dervishes giratórios, são dois dos bailes mais populares na cidade.

Um dos acontecimentos culturais mais importantes da cidade é o Festival Internacional do Cairo, que reúne vários filmes de diversos países durante o mês de dezembro, convertendo-se em um dos festivais cinematográficos mais importantes do mundo. Cairo, anteriormente conhecido como a “Hollywood do Oriente”, perdeu o status de capital cinematográfica do Oriente em favor da Bollywood hindu. A censura segue sendo, ainda hoje em dia, habitual no festival, embora tenha recebido, desde sua criação em 1976, as super-estrelas como John Malkovich, Nicolas Cage, Morgan Freeman, Bud Spencer, Gina Lollobrigida, Ornella Muti, Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Oliver Stone o Catherine Deneuve.

Os cinemas cairotas abrigam, em sua grande maioria, superproduções de Hollywood com subtítulos em árabe. As produções locais desfrutam também de êxito na população do Cairo. Estes filmes freqüentemente são rodados nos grandes estúdios situados em Misr ou Al-Ahram, ambos muito próximos das Pirâmides de Gizé. O cinema independente nacional é ainda pouco popular entre os cairotas, e é que somente os cinemas Good News Grand Hyatt e Ramessés Hilton projetam este tipo de cinema.

Na parte literária, destaca-se, sobretudo Naguib Mahfouz (1911–2006), Prêmio Nobel de Literatura em 1988, cuja “Trilogia do Cairo” é a obra que o marcou. O escritor teve um grande êxito entre a crítica local depois das primeiras edições, em 1956 e 1957, mas ainda quando foram traduzidas para o inglês em 1990. No entanto, a pesar do êxito e fama literária que outorgou para a cidade, o célebre escritor que foi apunhalado em 1994 por fundamentalistas e foi objeto de ira e das pressões dos integristas que o acusaram de blasfemar contra o mundo muçulmano. Faleceu em 2006 como conseqüência de uma úlcera hemorrágica.

Outra figura fundamental da literatura cairota é Nawal el-Saadawi, quem fundou a Associação de Solidariedade de Mulheres Árabes e escreveu extensamente sobre a sociedade árabe. Ao igual que sua colega Mahfuz, o-Saadawi foi duramente criticada e perseguida pelos extremistas islâmicos, forçando seu exílio para Estados Unidos, onde tem lesionado em classes em diversas universidades. Chegou a ser encarcerada durante o regime de Sadat.

Algumas das festas e acontecimentos mais importantes dentro do panorama cultural cairota são a Feira do Livro, durante o mês de janeiro, a Feira de Exposições do Cairo; o Festival Internacional da Canção do Cairo em agosto e o Festival de Teatro Experimental em setembro.

PACOTES PARA 2020 E 2021
EGITO ANTIGO E TERRA SANTA
EXCURSÃO PARA EGITO E ISRAEL
A MAIOR VIAGEM DA SUA VIDA

ACESSE O NOSSO SITE:
WWW.VIAJEPARAISRAEL.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *