Como era os banheiros dos Romanos?
Foto Retirada do site Abaixo:
Os banheiros comunitários da Roma antiga eram um verdadeiro deus nos acuda no quesito higiene.
Não era exatamente um banheiro de rodoviária. E nem tinha também exatamente a mesma função. Pense num banheiro romano como um vestiário: é mais um lugar para se socializar do que pra se aliviar propriamente dito. Os banheiros romanos incluíam longos bancos de madeira (ou pedra) com buracos. Os arqueólogos acreditam que água fluía por dentro desses bancos.
Depois de fazer suas necessidades, os romanos se limpavam com uma esponja presa a um graveto. A tal esponja também era comunitária. Todo mundo usava a mesma esponja para se limpar depois de terminar. A esponja presa a um pedaço de pau era conhecida como xilospongio e seria mais ou menos assim:
Isso seria o seu papel higiênico de 12 folhas se você fosse um cara rico. Do contrário, teria que recorrer ao uso de pedras mesmo, como todo bom pobre romano (ao menos eles não usavam o banheiro comunitário). Em alguns casos, os ricos mandavam seus servos darem uma aquecida no vaso sanitário antes de chegarem.
Os banheiros abertos atrairiam ratos e outros roedores, além de todo tipo de praga. Além disso, outro problema observado era o acúmulo de metano. Às vezes, devido aos acúmulos de gases e sua ignição, algumas pessoas acabavam tendo uma experiência explosiva dentro dos banheiros.
Pra nós, mortais modernos, sair vivo de um banheiro romano soa impossível. Mas os romanos eram precavidos: o segredo estava em orar à deusa romana Fortuna para protegê-los enquanto mandavam brasa no vaso.
Saiba mais ,viajando pela Bíblia com a @vpiturismo