CISTERNA BIZANTINA

10 de dezembro de 2018
Israel
Compartilhe

 

Logo abaixo do chão do bairro de Sultanahmet em Istambul na Turquia, logo do coração e centro da cidade se encontram túneis e galerias que serviram para armazenar e distribuir água durante séculos para o povo local na época do Império Bizantino e hoje é um ponto turístico local bastante movimentado.

Essas cisternas bizantinas foram construídas por Justiniano em 532 d.C e até hoje permanece intacta. O ambiente é bem escuro, úmido, fechado, com música turca ao fundo e o barulho das gotas caindo do teto, tornando esse lugar bastante sombrio, porém bem refrescante no verão.

São 140m de comprimento para 70m de largura, não é mais cheio de água como na antiguidade, porém foram construídas passarelas que permitem os visitantes caminharem por entre as colunas e sentirem o clima do lugar. O lugar abrigava 200 milhões de litros de água.

Aos pés de algumas colunas existem esculturas esculpidas ao estilo romano, como as medusas esculpidas, que dizem que afastavam os monstros subterrâneos.

Essa grande cisterna surgiu com o princípio de abastecer os palácios imperiais ali daquela região e os demais prédios ali por perto, inclusive foi utilizada pelas Otomanos quando eles conquistaram Constantinopla (atual Istambul) no ano de 1453. Os otomanos abriram mão dessa cisterna logo que construíram um sistema próprio de água corrente e a cisterna foi esquecida. Após uns 100 anos um viajante Holandês redescobriu o lugar e levou ao ocidente.

No lugar há também uma pequena “fonte dos desejos”com moedas de diversas nacionalidades e uma pequena lanchonete com preços absurdos.

 

Em Istambul iremos conhecer este local, viaje conosco para a Turquia em setembro de 2019 e julho de 2020.

 

VIAJE CONOSCO!

 

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *