Canaã

20 de outubro de 2016
Sem categoria
Compartilhe

arqueologia-biblica

 

Depois da dispersão dos povos, ocorrida na época da construção da Torre de Babel, os descendentes de Canaã, filho de Cam, (Gn. 10.15-18). Estabeleceram-se nos territórios que hoje correspondem à Palestina. Foi no século XVI a.C. que o nome Canaã passou a ser utilizado à região habitada pelos cananeus, os quais estavam divididos em sete nações quando os hebreus ali chegaram: os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perezeus, os heveus e os jebuses.(Dt.7.1).

”Quando o Senhor Deus se houver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado diante de ti muitas nações os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perezeus, os heveus e os jebuses. sete nações mais numerosas e mais poderosas que tu”.

Os cananeus eram politeístas, e a principal divindade era denominada de El, de modo que os outros deuses deveriam submeter-se a El. Baal era o deus da fertilidade, e da tempestade; Anate, Aserá e Astarse eram as deusas também da fertilidade e da guerra; Sharu e Yarbu, deuses da morte e da pestilência e o deus Dagom, o qual exigia o sacrifício de crianças, também era cultuado em Canaã. Algumas características dos cananeus foram:

Eram bem desenvolvida nas artes e nas ciências;
Destacavam-se na cerãmica, na música, nos instrumentos musicais e no artesanato;
Construíam grandes templos e palácios revestidos de ouro e marfim.

Havia outras tribos cananéias que habitavam no norte da Palestina: os hematitas, os arques, os sinitas, os arvaditas e os zemaritas (Gn. 10.17,18), no entanto os hebreus não entraram em contato com essas tribos.

2 thoughts on “Canaã

  1. Rosalice Guimarães de Carvalho
    14 de janeiro de 2020
    Responder

    Qe benção de informação.A história do povo de Deus é linda.Amei …

  2. Hilton Fernando
    21 de outubro de 2024
    Responder

    Tenho interesse em visitar Israel, mais não tenho condições financeiras, sou temente a Jeová o Deus vivo, se timer alguém que tenha condições financeiras pra patrocinar uma viagem dessas pra mim,eu agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *