AINDA EXISTE MUITA ÁGUA NO KINNERET? – VPI TURISMO- VIAGEM- EXCURSÃO

24 de abril de 2020
Israel
Compartilhe

Desde o início do ano, o lago Kinneret (o mar da Galiléia) tem aumentado a um ritmo consistente. Nas últimas duas semanas, o nível da água foi se aproximando cada vez mais da “linha vermelha superior”, atingindo uma alta de 16 anos.

Um aumento tão extremo não ocorre sem implicações ecológicas

A história recente não foi exatamente boa para o Kinneret, que viu flutuações significativas em seu nível de água nos últimos 70 anos. O declínio do nível da água durante as décadas de 1980 e 1990 pode ser atribuído a um aumento da demanda por água doce devido ao crescimento da população, bem como às mudanças climáticas e antropogênicas (induzidas pelo homem) do desenvolvimento agrícola e industrial.

Até apenas 15 anos atrás, o lago era uma das principais fontes de água potável de Israel, pois a primeira instalação de dessalinização em larga escala do país não foi construída antes de 2005. Nos últimos anos, uma seca de cinco anos na bacia de Kinneret causou o bombeando para parar virtualmente. Em 2019, o lago forneceu apenas 30 milhões de metros cúbicos de água, uma fração da demanda nacional de água de Israel, enquanto apenas uma década e meia antes, era uma fonte de água vital para a sobrevivência do país.

Devido a mudanças antropogênicas, o Kinneret experimentou ciclos de vazão e entrada de água ao longo dos anos. A drenagem do vale do Hula na década de 1950 causou muitas mudanças nas características da água do Kinneret, localizado a 25 km. rio abaixo deste vale. No entanto, a conclusão da restauração do vale de Hula em 1998 desviou a drenagem da água de Kinneret de volta a este vale, causando assim a diminuição dos níveis de água.

No início dos anos 2000, o lago registrou baixos recordes, com níveis de água caindo freqüentemente abaixo da “linha vermelha inferior” de 213 metros abaixo do nível do mar (o nível em que bombear mais água pode causar danos ecológicos). Em novembro de 2001, o Kinneret atingiu o nível mais baixo de água de todos os tempos – -214,87 metros abaixo do nível do mar. No entanto, desde 2012, a Autoridade da Água conseguiu manter o nível da água entre 213 metros abaixo do nível do mar e 209 metros abaixo do nível do mar.

Embora o Kinneret tenha sido impactado negativamente por muitos fatores na história recente, ultimamente, o lago ganhou manchetes positivas por causa do aumento do nível da água para apenas 13 cm. abaixo da “linha vermelha superior” de 208,80 metros abaixo do nível do mar. Se a água cruzar esse ponto, poderá causar inundações na cidade vizinha de Tiberíades e infraestrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *