RAINHAS DO EGITO – VPI TURISMO – VIAGEM – EXCURSÃO – EGITO ANTIGO E TERRA SANTA

4 de abril de 2020
Israel
Compartilhe

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito. Até aquele momento nenhuma mulher havia se tornado faraó, sendo no máximo esposas dos reis ou regentes de seus filhos. Filha de Tutmés I, casou-se aos dezessete anos com seu meio-irmão Tutmés II, com a morte de seu marido Hatshepsut assumiu o poder, pois o filho de Tutmés II, com uma concubina ainda era muito pequeno. Governou o Egito sozinha por 22 anos, na época o Egito era um dos mais ricos. Para permanecer no poder fez o uso de sua descendência de Tutmés I, a princípio não enfrentou objeções, já que Tutmés III, era muito jovem e não podia reinar.

No inicio do seu reinado Hatshepsut não exigiu as regalias reservadas aos faraós, que eram governantes e sacerdotes da religião local (considerados seres divinos).  Com o passar do tempo seu poder foi aumentando, até se mostrar como faraó, fazendo até o uso de barba postiça e calças. O uso de barba falsa era um costume exclusivo dos faraós, a barba para eles tinha o mesmo significado da coroa para os reis. Hatshepsut promoveu a inovação administrativa e a expansão comercial. Enviou várias expedições para a costa africana, no Mar Vermelho, em busca de ouro, marfim, pele de animais, entre outros. (PERCÍLIA, Eliene).

Com a prosperidade de seu governo, Hatshepsut começou a fazer várias obras de embelezamento arquitetônico no Egito. Erguendo diversas edificações em homenagem ao deus Amon-Rá, na região de Beni Hasan ela construiu um novo templo feito de pedras, denominado Speos Artemidos pelos gregos.

Já Cleópatra VII fugiu totalmente à regra dos padrões estabelecidos da Grécia clássica helênica de submissão, onde na política o destaque era somente masculino, conseguindo, segundo os documentos, com muita iniciativa e poder de decisão, chocar os homens e mulheres da época. Muitos homens tentaram deturpar a imagem de Cléopatra, colocando-a como muito bela e sedutora para desqualificar suas funções intelectuais. No período, uma mulher não podia ter tamanha capacidade de poder e artimanhas, por isso, segundo os padrões da sociedade em que a mesma viveu, só se conseguiria todo esse poder através da sedução (SANTIAGO, Ana Clésia). Não podemos deixar de resaltar que Cleópatra foi a ultima governante do Egito Antigo, antes da sua incorporação como província do Império Romano.

Devemos lembrar que essas mulheres da nobreza tiveram chegado ao poder sem o apoio masculino, caso contrário elas não conseguiriam manter seus tronos por tanto tempo. No caso das duas rainhas, elas eram filhas de faraós já falecidos, o que facilitou a situação delas no campo de privilégios.

Outra rainha de nome conhecido é a Nefertiti, cujo nome significa “a mais bela chegou”, foi uma importante rainha egípcia da XVIII dinastia. Foi esposa do faraó Akhenaton, responsável por substituir o culto politeísta pelo monoteísta no antigo Egito. Alguns egiptólogos defendem a hipótese de que a Rainha governou o Egito durante dois anos, logo após a morte de seu marido.

A rainha teve suma importância na proliferação do culto monoteísta junto com Akhenaton, pois ela era uma das únicas que podia reverenciar e interceder diretamente com o rei-sol Athon. No reinado de Akhenaton, o faraó e a rainha eram responsáveis pela realização dos cultos e eram figuras representativas dessa divindade, fortalecendo os laços com a população (SILVA, Tiago Ferreira).

Sendo que a morte dela também é misteriosa, alguns historiadores defendem a hipótese de que ela possa ter sido assassinada por sacerdotes, que era defensores do politeísmo e, queriam desestabilizar o faraó, assim sendo, assassinaram a esposa que era o braço direito de Akhenaton. Outros acreditam ainda, que ela tenha se tornado co-regente de seu marido, acumulando assim mais poder. Esta última tese é levantada graças a uma imagem em bloco de pedra onde a rainha aparece golpeando um inimigo com uma maçã.

PACOTES PARA 2020 E 2021
EGITO ANTIGO E TERRA SANTA
EXCURSÃO PARA EGITO E ISRAEL
A MAIOR VIAGEM DA SUA VIDA

ACESSE O NOSSO SITE:
WWW.VIAJEPARAISRAEL.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *