GADARA – VPI TURISMO
Gadara era uma das dez cidades autônomas situadas a sudeste do Mar da Galiléia e que eram habitadas predominantemente por não judeus na época de Jesus.
Era também habitada por nobres, cidade rica e luxuosa.
Nessa cidade ocorreu um dos mais impactantes milagres de Jesus : a expulsão dos demônios de um habitante gadareno falido.
Gadara era uma cidade romana localizada no norte da Jordânia. A cidade foi reduzida a escombros, provavelmente de algum terremoto passado. A cidade é notável por causa do uso de pedra de basalto negro.
De Gadara se tem uma vista magnífica do mar da Galiléia ao norte, e Vale do Jordão ao sul. Hoje é conhecida com Umm Qais.
O nome atual é mais utilizado, Umm Qais, é um termo árabe que significa ” A mãe de Qais”, com uma modificação de ortografia e pronúncia do Romano Caius.
O antigo nome Gadara aparenta ser semítico.
Há a probabilidade de ser derivado do termo hebraico gader, que significado “cercado” ou “fronteira”.
Em tempo de paz, subida e descida não eram grande problema a cavalo, de modo Gadara possuía extensões abaixo: um porto no lago e, a partir do século 2 aC, banhos de água mineral quente na Yarmuk em um lugar hoje conhecido como Hamat Gader. Hoje, além de seus monumentos, oferece panoramas grandiosos sobre Israel, Jordânia e Síria.
Conheça GADARA com a VPI TURISMO!