AS PERUCAS EGÍPCIAS: QUAL A FINALIDADE?
A sociedade egípcia dava especial atenção à beleza e à moda. A grande maioria da população egípcia usava perucas e não apenas para disfarçar a calvície… perucas eram usadas como forma de higiene, religiosidade e estética.
Os cabelos podiam ser usados presos ou com tranças. Camponeses, operários e pessoas de classes mais baixas usavam cabelo curto ou mesmo completamente raspado, uma questão de higiene para evitar pragas de insetos e piolhos trazidos pelos constantes alagamentos do rio Nilo.
Para a nobreza e as classes mais abastadas, a tendência era usar perucas: o que denotava status dentro da sociedade hierárquica egípcia. Elas eram verdadeiras obras de arte, e quanto maior o status social, mais ornamentada e elaborada deveria ser. Parece que a peruca que a Rainha Isimkheb (cerca de 900 a.C.) usava em grandes eventos pesava tanto que ela precisava de ajuda para andar!
Durante o Médio Império, as perucas eram sempre simétricas, curtas, e com forma de trapézio-quadrado. Elas eram decoradas com pequenas flores, fitas coloridas, tiaras de ouro ou penas de aves. Mais tarde, durante o reinado de Akhenaton, essa simetria acabou e os penteados assimétricos tornaram-se moda.
Perucas eram produzidas com cabelo natural castanho,ou louro escuro e coloridas de preto com cera de abelha. Notavelmente, homens e mulheres usavam perucas. Na verdade, as mulheres dos mais altos escalões pareciam oficiais, usavam também falsas barbas (ato reservado a divindades dos Faraós) e mostravam que elas poderiam ser tão autoritárias quanto os homens.
O mais curioso de tudo é que o artesanato de perucas não mudou muito desde então. Muitas vezes eram confeccionadas com o próprio cabelo de quem iria usá-la, e depois colocada sob a cabeça raspada. Para proporcionar-lhes maior volume, eram usados preenchimentos como fibras de tamareiras, linho e lã. Mas o elemento principal era o cabelo natural, assim como ouro e incenso.
Os bailarinos também usavam peruca e deixavam um longo tufo de cabelo no alto da cabeça, para poder trança-lo e decorá-lo usando um disco de material rígido na ponta da trança – isso mantinha a trança em pé e marcava o ritmo da dança.
As crianças da realeza não usavam perucas. Elas usavam o cabelo muito curto ou raspado, mas mantinham uma mecha de cabelo na cabeça para trançar para o lado. O estilo era chamado de “bloqueio de juventude”. Sacerdotes nunca usavam peruca durante rituais e serviços religiosos, como um símbolo de pureza e contato com a divindade. Os sacerdotes criaram as regras de higiene do povo egípcio: eles eram circuncidados, purificados constantemente e exigiam alimentos nos rituais.
Conheça o Egito, viaje conosco! Confira os roteiros:
#viajeparaisrael #egito #egypt #viaje #viajar #israel #turismo #turism#terrasanta #caravanas #caravans
#vpi #viagem #viajeconosco
Conheça o Egito, viaje conosco! :28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp
👏👏👏👏