Isaque e Ismael

26 de março de 2018
Israel
Compartilhe

 

A origem do povo habitante de Israel

Abraão e Sara já tinham muitos anos de casados, haviam saído de sua terra com casas enormes e tinham ido morar em barracas e tendas.

Mas Sara queria muito ter um filho. Por isso, ela disse para Abraão:

— Se você tiver um filho com minha empregada Agar, ele será como um filho pra mim.

Depois de um tempo, Agar teve mesmo um filho com Abraão. Ele se chamava Ismael. Muito tempo depois, quando Abraão tinha 99 anos e Sara tinha 89, eles receberam a visita de três homens. Abraão convidou os homens para sentar debaixo de uma árvore e comer um pouco. Sabe quem eram aqueles três homens? Eram anjos! Um deles disse para Abraão:

— Daqui a um ano, você e sua esposa já terão um filho.

Sara estava dentro da barraca, ouvindo a conversa. Quando o anjo disse aquilo, ela começou a rir e pensou:

— Eu já estou velha. Como é que eu posso ter um filho?

Mas, um ano depois, assim como o anjo de Deus tinha dito, Sara teve um filho. Abraão chamou o menino de Isaque, que significa “risada”.  Quando Isaque tinha uns 5 anos, Sara viu Ismael tratando Isaque mal. Sara queria proteger seu filho. Então, ela foi falar com Abraão e pediu para ele mandar Agar e Ismael embora. No começo, Abraão não queria fazer isso. Mas, para proteger Isaque, Deus disse para Abraão:

— Faça o que Sara pediu. Não se preocupe. Eu vou cuidar de Ismael. Mas as promessas que eu fiz pra você vão se cumprir com Isaque.

Ismael é o filho que Abraão fez; Isaque é o filho que Deus lhe deu. Aí está a diferença. A lei consiste no que o homem pode fazer; a graça consiste no que Deus nos dá. A lei sempre apela para a capacidade do homem; a graça se manifesta por causa da incapacidade do homem.

Ismael nasceu primeiro; Isaque nasceu 14 anos depois. Ismael nasceu 10 anos após Abraão ter chegado a Canaã. Isaque nasceu 25 anos após. Ismael nasceu primeiro, porque o homem sempre tenta provar primeiro com as suas forças, antes de abandonar-se nos braços de Deus, reconhecendo a sua incompetência. Depois da concepção de Ismael, e também depois do seu nascimento, Abraão e Sara tiveram muitos problemas. Pois o que nasce da carne produz morte. “A lei produz ira”, diz Paulo, e isso é o que aconteceu nesses longos anos em que Abraão e Sara puderam evidenciar como se equivocaram.

Venha vivenciar a história do povo de Deus na própria Terra Santa! Em dezembro de 2018!

VIAJE CONOSCO!

Rua Conde de Sarzedas, 149 Loja:28 – Liberdade – São Paulo – CEP: 01512-000 Contato: (11) 3101-9064 (11) 95329-7733 Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *